Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

abrasivo on the rocks

TRIFLE DE ANO NOVO

trifle.jpg

 

Taça de 4 litros

625 g de framboesas frescas

3 colheres de sopa de açúcar granulado

4 colheres de sopa de Amaretto

1 colher de chá de raspa de limão

2 dl de natas

1 colher de sopa de açúcar em pó

1 colher de sopa de pasta de baunilha

para a gelatina

5 folhas de gelatina

3 dl de água

30 g de açúcar fino

1,5 dl de Amaretto

1 colher de chá de sal em flocos

para o creme de ricotta

3 dl de leite gordo

4 dl de natas

110 g de açúcar fino

4 gemas

45 g de maisena

1 colher de sopa de pasta de baunilha

1 kg de ricotta

para as amêndoas doces e salgadas

160 g de amêndoas peladas

1 clara (que aproveita do creme)

75 g de açúcar fino

3 colheres de sopa de canela

sal q.b.

para os profiteroles

1,25 dl de leite gordo

2 dl de água

1 colher de chá de açúcar

½ colher de chá de sal

100 g de manteiga sem sal

150 g de farinha

4 ovos

casca de limão

para o recheio dos profiteroles

5 dl de leite gordo

100 de açúcar fino

4 gemas

45 g de farinha maisena

1 colher de sopa de pasta de baunilha

100 g de chocolate com 70% de cacau

35 g de manteiga

 

No dia anterior, comece por amolecer as folhas de gelatina num pouco de água.

Leve a lume médio a água com o açúcar e mexa para o açúcar derreter. Quando levantar fervura, retire do lume, junte a gelatina espremida e o sal. Mexa para dissolver, junte o Amaretto, deixe arrefecer e leve ao frigorífico durante cerca de 30 minutos.

Junte 125 g de framboesas frescas e guarde no frigorífico até ao dia seguinte, ou até a gelatina solidificar.

 

Leve a lume médio 3 dl de leite com 2 dl de natas.

Entretanto, bata 110 g de açúcar com 4 gemas e 45 g de maisena até obter uma massa homogénea e esbranquiçada. Junte-lhe um pouco da mistura do leite com natas, misture bem, deite na mistura restante, reduza o lume e mexa até engrossar.

Retire do lume, junte 1 colher de sopa de pasta de baunilha, deite num prato raso, cubra com película aderente, deixe arrefecer e guarde no frigorífico.

 

Pré-aqueça o forno a 180° C. para preparar as amêndoas.

Bata ligeiramente 1 clara. Misture 160 g de amêndoas peladas e espalhe-as num tabuleiro coberto com papel manteiga. Polvilhe com o açúcar e a canela e uma boa pitada de sal. Leve ao forno durante cerca de 20 minutos para torrar. Retire. Separe as amêndoas. Deixe arrefecer, reserve 30 amêndoas inteiras para rechear os profiteroles, pique as restantes grosseiramente e guarde tudo num recipiente hermético.

 

No dia em que vai servir, bata 2 dl de natas em picos suaves. Cubra com película aderente e guarde no frigorífico.

 

Prepare os profiteroles.

Pré-aqueça o forno a 190° C.

Leve a lume médio o leite, a água, o açúcar, a casca de limão, e o sal. Quando levantar fervura, junte a manteiga. Deixe derreter. Retire do lume, descarte a casca, junte a farinha de uma só vez e mexa energicamente com uma colher de pau. Leve de novo ao lume, continue a mexer. Retire quando a massa formar uma bola e uma película fina começar a cobrir o fundo do tacho, cerca de 1 a 1 ½ minutos.

Retire do lume, transfira para uma tigela e deixe arrefecer. Junte os ovos um a um. Só deve juntar outro ovo quando o anterior estiver completamente incorporado. Bata com colher de pau para obter uma massa homogénea.

Transfira a massa para um saco de pasteleiro com um bico de cerca de 1 cm e, em 2 tabuleiros cobertos com papel manteiga, faça 30 montinhos de massa com cerca de 3 cm de diâmetro. Com o indicador molhado alise a ponta e leve a cozinhar durante 30 a 40 minutos, até ficarem dourados e leves. Retire e deixe arrefecer.

 

Entretanto prepare o recheio.

Em lume médio leve a levantar fervura o leite e, em banho-maria, derreta o chocolate.

Bata as gemas com o açúcar e a maisena até obter uma massa homogénea e esbranquiçada. Junte um pouco do leite e bata até misturar bem. Deite a mistura no resto do leite, reduza para lume brando e mexa sempre até engrossar. Retire do lume, acrescente a manteiga, a pasta de baunilha e o chocolate derretido. Mexa bem, deite num prato, cubra com película aderente e guarde no frigorífico até arrefecer completamente.

Transfira o recheio para um saco pasteleiro com um bico comprido e estreito. Faça uma pequena ranhura no fundo de cada um dos profiteroles e introduza uma das amêndoas reservadas. Encha com o recheio e reserve.

 

Preparação das framboesas.

Corte ao meio 375 g de framboesas. Coloque-as numa tigela. Polvilhe com 3 colheres de açúcar granulado, regue com 4 colheres de sopa de Amaretto e junte a raspa de limão. Misture tudo. Deixe repousar durante cerca de 20 minutos.

 

Finalização do creme.

Bata 1 kg de ricotta até ficar suave e sem grumos. Adicione o creme que guardou no frigorífico e bata em velocidade baixa até ficar homogéneo. Envolva as natas batidas com uma espátula e reserve.

 

Montagem.

Retire a taça do frigorífico. Cubra a gelatina com 1/3 do creme de ricotta. Coloque por cima metade dos profiteroles. Cubra com mais 1/3 do creme. Distribua por cima os profiteroles restantes. Cubra com o resto do creme. Espalhe por cima as framboesas maceradas.

Bata 2 dl de natas. Junte 1 colher de sopa de açúcar em pó e 1 colher de sopa de pasta de baunilha. Com um saco de pasteleiro faça pequenas rosáceas sobre a última camada de creme. Decore com as framboesas restantes. Guarde no frigorífico de 30 minutos a 4 horas antes de servir.

Antes de servir, espalhe por cima as amêndoas picadas.

BOM ANO!

publicado às 11:07

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Mais sobre mim

imagem de perfil